SANTA CRUZ

Plaza 24 de Septiembre, Santa Cruz

Santa Cruz de la Sierra é uma cidade da Bolívia. Localiza-se no centro do país, nas margens do Rio Piray. Tem cerca de 1.594.926 habitantes, que unidos aos municipios de sua área metropolitana (municipios de Cotoca, Porongo, Warnes e La Guardia ) ascendem a 1.774.998. É a cidade mais populosa da Bolívia, e seu crescimento demográfico é o segundo mais rápido da América do Sul depois de Maracay, na Venezuela.

A cidade foi fundada em 26 de fevereiro de 1561 por Ñuflo de Chávez, que nomeou o novo povoado em homenagem à Santa Cruz de la Sierra, sua cidade natal ubicada na ExtremaduraEspanha. O estabelecimento original era na realidade a 220km ao Leste de sua localização atual, apenas a poucos quilômetros ao Sul da atual San José de Chiquitos. Após conflitos com nativos, a cidade foi mudada para a sua posição atual nas margens do rio Piraí em 1592. Ainda há resquícios da vila original e podem ser visitados no sítio arqueológico Santa Cruz la Vieja, Sul de San José de Chiquitos. Santa Cruz é ligada por uma ferrovia à Argentina e ao Brasil(Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), e ligada por uma estrada construída na década de 1950, a TrinidadCochabamba, e também por recentes rodovias pavimentadas para Camiri (que vai inclusive até a Argentina) e outra para Cochabamba.

Portal de La Pascana - Santa Cruz de La Sierra - Bolívia

Tem início em Santa Cruz de la Sierra o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3.150 quilômetros de extensão, sendo 2.593 em território brasileiro e 557 em território boliviano, exportando para o Brasil gás natural, sendo que as reservas de gás da Bolívia são hoje estimadas em 890 bilhões de metros cúbicos. A construção dessegasoduto só foi possível após a Argentina, anterior importadora exclusiva do gás boliviano, atingir sua auto-suficiência em gás natural, o que começou a ocorrer no final da década de 1970. A construção do gasoduto começou em 1997 e suas operações iniciaram em 1999. A demanda de gás natural no Brasil atingia 29 milhões de barris por dia em 2006, sendo que as reservas de gás natural brasileiras no mesmo ano atingem 639 bilhões de metros cúbicos.

Rua 24 de Septiembre - Santa Cruz de la Sierra - Bolívia

Como a cidade foi razoavelmente isolada até o começo do século XX, Santa Cruz tem muita arquitetura colonial, incluindo uma catedral do século XVI.


Geografia


A cidade de Santa Cruz de la Sierra está situada na margem direita do Rio Piraí. A área do município é de aproximadamente 325,57 km². Sua altitude média é de 439m acima do nível do mar.

Clima

Quente e subtropical, a temperatura media é de 24,6 °C. A umidade relativa media é de 68%. Os meses de maior precipitação são Janeiro e Fevereiro. O clima chega a ser muito parecido com o do Brasil.Sua vegetação é Amazônica.

Gastronomia

A cidade é conhecida em todo o país pela excelente tradição gastronômica. Isto se deve à diversidade cultural da população. Entre os pratos mais famosos, estão, nas comidas, Picante de PolloMajao ou MajaditoLocro e Sopa de maní; e nas bebidas, MocochinchiSomó e Chicha. Também os muito conhecidos: Cuñapé, Zonzo, Empanada de arroz, queso, jigote e carne, Bizcocho de trigo, Masaco de plátano e de yuca, Arepa, Salteña e Queque.


Economia

É um importante pólo da produção petroquímica da Bolívia, em especial da produção de gás natural que exporta para países vizinhos. Os principais setores que movimentam a economia são os hidrocarbonetos, empresas florestais e a agroindústria.
Imigração para o Brasil
Existe um fluxo de população migratória em busca de novas oportunidades de trabalho da Bolívia para todos os países fronteiriços. No Brasil este movimento se dá com mais ênfase na cidade de São Paulo. .


Meios de Comunicação

Conta com todos os jornais diários a nível nacional mas possui vários jornais locais com notícias da cidade e da região. Entre os principais estão:

Educação

Santa Cruz é considerada um pólo de educação em toda a Bolívia por possuir diversas universidades em todas as áreas, tais como:
  • Universidad Autónoma Gabriel René Moreno, UAGRM (Estatal)
  • Universidad Privada de Santa Cruz de la Sierra, UPSA
  • Escuela Militar de Ingeniería, EMI, EMI
  • Universidad Empresarial Mateo Kuljis, UNIKULJIS
  • Universidad Técnica Privada de Santa Cruz, UTEPSA
  • Universidad NUR
  • Universidad de Aquino de Bolivia, UDABOL, UDABOL
  • Universidad Cristiana de Bolivia, UCEBOL, UCEBOL
  • Universidad Católica de Bolivia San Pablo, UCB
  • Universidad Evangélica de Bolivia, UEB
  • Universidad Privada Domingo Savio, UPDS
  • Universidad Franz Tamayo, UNIFRANZ
  • Universidad Nacional del Oriente, UNO
  • Universidad Ecológica
  • Universidad Privada Cumbre

Transportes

A cidade possui dois aeroportos: Aeroporto El Trompillo e Aeroporto Internacional Viru Viru.


Turismo

Toda a Bolívia é um local de grande interesse turístico. Seja por sua exuberante natureza, seja pelo seu povo e sítios relevantes. Entretanto, Santa Cruz possui algumas características especiais.

Movimento por autonomia política

Santa Cruz é não só a mais populosa cidade da Bolívia mas também o departamento de Santa Cruz é o mais rico do país, respondendo por mais de 30% do PIBboliviano.

Santa Cruz também lidera um movimento que visa dividir o país em regiões politicamente autônomas - cada uma delas com sua própria produção, tributação elegislação, mantendo apenas um pequeno nível de coordenação com o governo nacional, à semelhança das províncias autônomas espanholas.

O movimento vai de encontro aos propósitos de Evo Morales de manter o poder centralizado. Outros departamentos que aderiram ao movimento são TarijaBeni ePando, regiões interessadas na separação por razões econômicas, especificamente ligadas à exploração do gás boliviano.